08000123737   19981004714

DAE realiza troca da areia dos filtros da ETA para manter qualidade da água

O DAE (Departamento de Água e Esgoto de Americana) iniciou, nesta terça-feira (16/08), o trabalho de troca da areia dos filtros da ETA (Estação de Tratamento de Água). O objetivo é melhorar a eficiência dos equipamentos, mantendo a qualidade da água tratada.

Neste primeiro dia, a equipe da autarquia recebeu 97,5 toneladas de areia para reposição do material filtrante. Foi contratada a empresa Sanerveg Consultoria em Projetos e Obras para realizar a limpeza e raspagem do produto existente e, depois, repor a areia. O trabalho deve ser finalizado em aproximadamente 15 dias.

O superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, ressaltou que essa troca é extremamente importante e necessária, visando a qualidade da água. “A função dos filtros é reter tudo o que passou pelo decantador e que não foi possível decantar. De tempos em tempos é preciso trocar essa areia porque ela vai saturando, ficando com muito material. Mesmo que a gente lave, chega ao ponto que é preciso remover toda essa areia e colocar uma nova para que a eficiência retome”, explicou.

Zappia também comentou que o período de seca é mais delicado para o tratamento da água, pois aumenta a quantidade de matéria orgânica no rio. “Nesta época, temos inclusive que aumentar os insumos para poder fazer o tratamento da água e manter a qualidade de qualquer época do ano. Por isso também estamos aproveitando para fazer essa troca da areia neste momento, para que possamos trabalhar com mais tranquilidade e eficiência”, afirmou.

Para a realização deste serviço, serão investidos aproximadamente R$160 mil de recursos próprios do DAE.

 
Texto: Crislaine Fernandes (MTB 56.661)

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.