Obras do novo reservatório da Vila Santa Catarina avançam

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana realizou, nesta quarta-feira (30/03), uma visita monitorada às obras de ampliação do Centro de Reservação da Vila Santa Catarina (CR-03), que terá um novo reservatório com capacidade de 2,1 milhões de litros de armazenamento. Somado ao reservatório atual, a capacidade de reservação vai ser de 6,1 milhões de litros para a região atendida.

A atividade contou com a participação do prefeito de Americana, Chico Sardelli, do vice-prefeito Odir Demarchi, do superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia e demais diretores da autarquia, além do vereador Thiago Brochi. Também participaram os secretários municipais Vinicius Zerbetto (Gestão de Convênios); Marcia Gonzaga Faria (Cultura e Turismo); e Allisson Roberto (Comunicação e Tecnologia da Informação).

O prefeito Chico Sardelli destacou a importância da obra para aumentar a reservação de água no município e também agradeceu aos funcionários do DAE. “Faço um agradecimento especial a todos do DAE pela dedicação para que essas melhorias se concretizem. Trabalhamos com a vontade de poder realizar e, graças ao trabalho de todos, estamos conseguindo”, afirmou.

A ampliação do CR-03 começou com a preparação do solo para receber a implantação da base do novo reservatório, que será de aço vitrificado. Como está dentro de uma área já construída, foi realizado um trabalho de levantamento para que as redes existentes no local ficassem protegidas durante a obra.

Na sequência, já foi realizado o nivelamento do solo e compactação para, agora, ter início a fase de montagem da ferragem para a concretagem da base. Após a conclusão desta etapa, terá início a montagem do novo reservatório.

Outros reservatórios

Além do reservatório na Vila Santa Catarina, serão construídos outros dois, também com capacidade de 2,1 milhões de litros cada um. O valor total de investimento é de R$9.963.588,68 de recursos próprios do DAE.

Serão ampliados ainda os centros de reservação já existentes no bairro Cidade Jardim (Avenida de Cillo, esquina com Rua Catanduva), que possui atualmente um reservatório com capacidade de 400 mil de litros; e no Jardim Ipiranga, que fica atualmente na Rua Itaúna, 58, com um reservatório de 400 mil litros, mas que terá o novo reservatório localizado na Rua Monsenhor Bruno Nardini (em frente à nova Câmara Municipal).

Texto: Crislaine Fernandes (MTB 56.661)

Fotos: Gustavo Gomiero