08000123737   19981004714

Troca da rede coletora de esgoto no São Manoel atinge 75% de obras concluídas

A troca da rede coletora de esgoto, que passa ao lado do córrego do São Manoel, atingiu 75% de obras concluídas e deve ser entregue até o mês de junho. Elas estão sendo realizadas com investimento de R$786.494,61 de recursos próprios do DAE (Departamento de Água e Esgoto).

Até o momento, foram construídos 395m de coletor de 400mm e 145m de rede coletora com ramais. Segundo a Autarquia, esses trechos já receberam a recomposição asfáltica e, agora, a próxima etapa consiste na interligação e a complementação da rede coletora com cerca de 80 metros.

O Superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, explicou que as obras estão adiantadas. “Até o final dessa semana, essa rede vai estar parcialmente funcionando, isso porque parte do esgoto já vai começar a passar por ela”, comentou. “Essa é uma obra de extrema importância para eliminação de passagens que existiam no meio de quadras, onde hoje já existem edificações. Teremos também diminuição de curvas e melhorias na tubulação, que vai receber menos influência no período chuvoso. A água da chuva penetrava nessa rede de esgoto, aumentando o volume e desequilibrando todo o processo. Não teremos mais isso”, comentou Zappia.

As obras contemplam a troca de 479 metros de rede, que atende os bairros São Manoel, Cariobinha, São Vito, Vila Bertini e parte do Jaguari e do Nova Carioba, que possuem uma população de aproximadamente 25 mil pessoas.

Segundo o DAE, a rede antiga era de concreto e feita há décadas, no início da implantação do bairro São Manoel. Ela apresentava sérios desgastes, com riscos de permitir a infiltração do esgoto no solo e no córrego, por isso a necessidade da troca. A nova tubulação de PVC corrugado tem maior diâmetro que a atual; maior impermeabilidade; permite maior velocidade; tem menor desgaste em contato com o esgoto; e durabilidade que supera um século.

 

04/05/2022
Texto: Crislaine Fernandes (MTB 56.661)
Fotos: Divulgação

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.