Troca de rede avança no Jardim São Paulo e São Vito

As obras do Programa “Água na Torneira” nos bairros São Vito e Jardim São Paulo seguem avançando.

O Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) informou que os trabalhos já foram concluídos em aproximadamente 18% dos bairros, que terão toda a rede de água trocada.

O superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, destacou a importância do trabalho. “O prefeito Chico criou o Programa Água na Torneira com o objetivo principal de gradativamente resolver o problema de vazamentos em nossa cidade, causados por uma rede antiga e já muito desgastada”, explicou. “A troca já foi realizada em trechos de mais de 25 bairros. É uma grande conquista agora fazermos a troca de rede completa em dois bairros tão populosos como esses e que precisavam muito de uma rede mais moderna”, completou.

No Jardim São Paulo, os serviços estão concentrados na Rua Jequitibás. Neste bairro, a troca já foi realizada na Rua dos Salgueiros (entre a Rua Fonte da Saudade e Avenida de Cillo); na Rua dos Pinheiros (entre as ruas Salgueiros e Jacarandás); Rua das Poncianas (entre as ruas Salgueiros e dos Ipês); Rua Jequitibás (entre as ruas Salgueiros e dos Ipês); e Rua Fogueiras (entre as ruas Salgueiros e dos Ipês).

Já no São Vito, os trabalhos estão agora na Rua George Moutran. Neste bairro, a rede de água já foi trocada nos seguintes locais: Rua Ferrúcio Astorri (entre a Avenida Paschoal Ardito e a Rua Vecio José Alves); Rua Georges Moutran (entre as ruas Francisco Garbo e Vicente Caravieri); Rua Chucri Zogbi (entre as ruas Ferrúcio Astorri e Francisco Garbo); Rua José Travaglia (entre as ruas George Moutran e Avenida Paschoal Ardito); Rua Arthur Worschec (entre as ruas Henrique Armond e Francisco Garbo); Rua Vicente Caravieri (entre a Avenida Paschoal Ardito e a Rua Vecio José Alves).

O programa “Água na Torneira” teve início em 2021, com o objetivo de promover uma troca contínua e a modernização da rede de abastecimento na cidade, com remodelações preventivas para a melhora na qualidade da prestação do serviço à população.

De acordo com o DAE, a troca de rede completa dos dois bairros totaliza um investimento de quase R$10 milhões, sendo R$3.886.359,08 no Jardim São Paulo, com a troca de quase 15km de rede de água, e R$5.925.327,77 no São Vito, onde serão trocados pouco mais de 19km de rede. Os recursos são provenientes de convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

Texto: Crislaine Fernandes (MTB 56.661)

Fotos: https://www.flickr.com/photos/195262319@N07/albums/72177720300162897