O projeto “Navegando nas Águas do Conhecimento”, desenvolvido no Reservatório de Salto Grande, já beneficiou 6.798 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Americana, neste ano, com palestras e atividades educativas sobre a importância do saneamento básico, da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
As ações são realizadas pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana, com o apoio da Associação Barco Escola da Natureza, das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, da CPFL Renováveis e de outros parceiros. Durante a atividade educativa, os alunos conhecem o caminho que a água percorre até chegar tratada às torneiras e o processo que garante que o esgoto retorne limpo e seguro ao meio ambiente.
Desde o início do ano, o projeto atendeu turmas de diversas unidades escolares do município. Confira o levantamento:
Fevereiro: formação de professores – 78 participantes
Março: Emeis Carandá, Cunhataí, Jacina, Patativa, Casas da Criança Manacá e Araúna – 594 estudantes
Abril: Emeis Bacuri, Potira, Manaí, Patativa, Paturi, CECI, Corimbó, Sabiá e Tangará; Casas da Criança Arapiranga, Manacá, Maíra, Graúna e Curió – 973 estudantes
Maio: Casas da Criança Curió, Araúna, Graúna, Jaguari e Urupê; Emei CECI; EMEF Darcy Ribeiro – 884 estudantes
Junho: EMEFs Darcy Ribeiro e Paulo Freire; Casas da Criança Taraguá e Arapiranga – 795 estudantes
Julho: Casas da Criança Taraguá e Panamby; Tempo de Viver – 324 estudantes
Agosto: EMEFs Paulo Freire e Milton Santos – 1.135 estudantes
Setembro: EMEFs Milton Santos e Florestan Fernandes – 1.127 estudantes
Outubro: EMEFs Florestan Fernandes e Jonas Corrêa, CIEPs Philomena Magaly e Maria Nilde, CAIC e Casa da Criança Tahira – 966 estudantes
O superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, destacou a importância da iniciativa para o trabalho de conscientização ambiental.
“A educação ambiental é uma das formas mais eficazes de promover mudanças de comportamento e garantir um futuro mais sustentável. As crianças são multiplicadoras do conhecimento e levam para casa o que aprendem aqui, ajudando a conscientizar suas famílias sobre o uso responsável da água e o cuidado com o meio ambiente”, afirmou.
O projeto, que segue em andamento, tem contribuído para ampliar o conhecimento ambiental entre as crianças e jovens, fortalecendo a conscientização sobre o uso responsável da água e a importância do saneamento para a qualidade de vida da população.
Mais informações podem ser obtidas com o Centro Educacional do DAE pelo telefone (19) 3471-2937 ou pelo e-mail educacional@daeamericana.sp.gov.br


